Dicas de Saúde

Como criar cães em apartamentos.

cachororo

Normalmente o maior desafio de quem tem um cachorro em apartamento é mantê-lo distraído, ocupado, e exercitado pelas longas horas em que passamos fora, sem que o cão destrua a nossa casa e incomode os vizinhos.

Algumas raças são naturalmente mais adaptadas a ficarem períodos maiores sem interação com os seus donos, sem que com isso se transformem em bichinhos ansiosos e agitados. Outras raças são mais cheias de energia ou dependentes de companhia e precisam de atenção e esforços redobrados por parte de seus donos.

Se você mora em apartamento, ainda não tem um cachorro mas está pensando em ter um, nem pense que a escolha é simples: Cachorros pequenos são ideais para apartamento e cachorro grandes para casas. Não é bem assim!

Mesmo dentro de uma raça específica tem filhotes que são mais calmos e outros muito mais agitados e é preciso escolher com cuidado.

As qualidades mais apreciadas nos peludos que viverão em um apartamento são:

  • baixo nível de ansiedade quando fica sozinho;
  • pouca tendência a latir desnecessariamente;
  • nível de independência maior;
  • nível de atividade diária menor ou, pelo menos, que possa ser satisfeita com períodos regulares de exercícios.

O cão adora brincar e passear, por isso sempre que possível nos finais de tardes dê pelo menos uma volta que seja dentro de seu condomínio para que o animal não fique estressado de ficar o tempo todo preso, e caso faça sua necessidade durante este passeio, não as deixe lá para que não haja reclamações posteriores. Em relação à alimentação há diversas medidas onde a principal é alimentá-lo apenas com ração para que o cheiro não seja tão desagradável, mas uma fabricante de alimentos caninos lançou recentemente uma ração que faz com que seu cão faça a necessidade sem cheiro, mas o preço ainda é salgado.

Tente fazer com que o seu animal faça suas necessidades em um determinado local, isto é, para facilitar a limpeza e para que fezes e urinas não fiquem espalhas por todo o apartamento. Em tempo de calor tose-o para que não sofra mais com toda a pelagem, mesmo que o animal não fique com uma aparência não tão agradável, sendo para o próprio bem estar do cão.

Nunca se esqueça de trocar a água sempre que possível, deixando o pote sempre com água limpa e fresca. Compre produtos e brinquedos para distração do seu cão, para que não fique apenas deitado e esperando você chegar do trabalho, isto é, para que o animal tenha momentos divertidos enquanto se encontra sozinho no apartamento.

Uma boa ideia é espalhar brinquedos pelo apartamento, assim o seu cão não ficará estressado e não terminará por estragar seus móveis.

Últimos Comentários

  1. Carmo disse:

    Cara, o moderador aqui leva o assunto muito a serio nessa pagina . aprovei . Ah! Sofria com noites mal dormidas.

  2. Jil disse:

    Achei bastante vantajoso esse assunto .

  3. Presidente disse:

    Obrigado! em breve estaremos com novas postagens.

Deixar comentário